Conteúdo Premium

Achou as joias da coroa a que somente assinantes pagantes têm acesso. São histórias exclusivas e inspiradoras, um presente a quem nos apoia e incentiva.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Jessica Fulford-Dobson e uma foto das Garotas Skatistas de Cabul. Foto: Divulgação/jessicafd.comJessica Fulford-Dobson e uma foto das Garotas Skatistas de Cabul. Foto: Divulgação/jessicafd.com

Garotas Skatistas de Cabul

(Doha, Brpress) - Exposição de retratos de Jessica Fulford-Dobson mostra como trabalho da Skateistan, ONG afegã, dá nova perspectiva a meninas na terra do Talibã e à cultura do skate.

(Doha, Brpress) – O Qatar Museums apresenta uma exposição que desafia o status quo pré-estabelecido das garotas nas sociedades árabes contemporâneas: a aclamada série de retratos de Jessica Fulford-Dobson, Garotas Skatistas de Cabul (Skate Girls of Kabul). A mostra é a primeira individual da fotógrafa no Oriente Médio. 

Skateistan

Garotas Skatistas de Cabul conta a história extraordinária de garotas afegãs que assumiram o skate, graças à Skateistan, uma ONG afegã que fornece parques de skate como um gancho para levar crianças de famílias desfavorecidas de volta ao sistema educacional. A série traz à vida o espírito colorido, fluente e cheio de vida dessas jovens, oferecendo uma nova perspectiva e dimensão à cultura de skate. 

Jessica Fulford-Dobson é uma fotógrafa especializada em retratos baseada Londres. Depois de sair da universidade, ela trabalhou como assistente do premiado cineasta Nicholas Claxton no documentário Linda McCartney: Behind the Lens. Ela trabalhou com a fotógrafa Alison Jackson, em sua série de TV Doubletake,  para a BBC, e seu livro Private (Penguin Books). 

Prêmios

Fulford-Dobson começou a trabalhar como fotógrafa de retratos em 2000. Suas fotos foram publicadas em jornais e revistas em todo o mundo, além de serem exibidas em Nova York, Londres e Praga. Em novembro de 2014, em meio a mais de 4 mil  inscrições, seu retrato, Skate Girl, ganhou o 2º prêmio no Prêmio de Retrato Fotográfico Taylor Wessing, da National Portrait Gallery, onde foi exibido pela primeira vez. 

Foi o que originou sua primeira exposição individual na Galeria Saatchi, em Londres: Garotas Skatistas de Cabul, que posteriormente foi exibida em Nova York, ganhando o prêmio de Melhor Exposição pelo International Photography’s Award (IPA) 2015. O instituto Smithsonian escolheu Skate Girls de Cabul como um dos seus 10 melhores livros de fotografia do ano de 2015.

Assista a entrevista da fotógrafa Jessica Fulford-Dobson sobre o projeto Garotas Skatistas de Cabul:

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate